Publicado em Texto

Como se organizar em 2017

laptop-with-graphics-on-a-desk_1218-558

Oi gente, hoje eu vim trazer um assunto muito importante e muito necessário aqui no blog: organização. Eu nunca fui a pessoa mais organizada do mundo, na maioria das vezes eu deixava para fazer as minhas obrigações na última hora, mas no final do ano passado eu resolvi me tornar uma pessoa mais organizada e responsável, eu segui alguns métodos que me ajudaram bastante, principalmente na escola. Para vocês terem noção, uma professora minha passou um trabalho para entregar em 1 mês e meio, na primeira semana que ela tinha passado eu já estava com o trabalho pronto, faltando menos de uma semana para a entrega, minha sala toda ficou correndo atrás para fazer o trabalho, revirando noites em claro porque não era um trabalho de 2 páginas, no mínimo seria umas 20, e eu não precisei revirar uma noite.

agenda

Um instrumento fundamental para você se manter mais organizado é a agenda, eu queria comprar um planner, mas quando eu fui pesquisar os preços a maioria custava em torno de R$160,00 à R$250,00. Quando fui comprar o meu material escolar achei uma agenda dos Minions por R$30,00, então acho que fiz um bom negócio em relação ao planner, ela tem um espaçamento grande, o que é bom para mim porque eu não só anoto os trabalhos escolares que eu tenho que fazer, mas também as coisas do blog, o que eu tenho que fazer no meu dia a dia, eu anoto simplesmente tudo. É muito importante o uso de algum caderninho para usar como um método-roteiro para você se organizar e principalmente lembrar dos objetivos que você tem que fazer, eu não tenho boa memória e eu sei que a maioria das pessoas também não, por isso eu sempre anoto, senão eu esqueço.

laptop-with-a-post-it-glued-to-the-screen_1232-1207

Eu comprei dois pacotes com quatro bloquinhos de post-its cada, confesso que eu perdi a maioria, mas eu consegui me organizar com três blocos durante 6 meses. Eu usava os post-its para lembrar as coisas que eu tinha que fazer, não as coisas especificas, mas as gerais, tipo: coisas da escola, posts do blog, divulgação de conteúdo e dentro da minha agenda tinha as coisas relativas ao post-it, é como: (Coisas da escola: dever de biologia, trabalho de física, pesquisa de história). E eu espalhava os post-its nos cantos da minha casa, onde eu passava mais tempo, como na tela do meu computador, em cima da minha estante de livros, ao lado da minha cama, entre outros, para me lembrar de fazer isso, e realmente foi muito útil.

large1
We Heart It

Eu não consigo fazer várias coisas no mesmo dia, não porque eu não tenha controle, mas se eu fizer tudo de uma vez eu perco o foco, e também diminuo a qualidade dos meus projetos, por isso eu achei de extrema importância que eu adotasse um cronograma das coisas que teria que produzir e quando eu as faria. Cada mês, em média, possui 30 dias, nesse tempo dá para realizar seus trabalhos em intervalos de grande escala sem precisar se sobrecarregar. No meu cronograma eu organizava os dias eu que eu ia ter que fazer tarefas, os dias que eu estudaria e os dias em que eu descansaria, era mais ou menos assim: um dia eu produziria, no outro eu estudava, posteriormente eu produziria de novo, e no sábado e domingo eu descansava ou adiantava umas coisas do blog. Nos dias que eu tinha que realizar as tarefas eu fazia pelo menos 5 por dia, e nos dias de estudo eu revisava 2 matérias, ou até uma, mas eu passava o dia todo estudando. Então eu conseguia realizar várias funções sem ficar com dor de cabeça, que sempre me dava quando eu estudava demais, e ainda por cima com a ajuda do cronograma eu conseguir ir muito melhor na escola, entregava meus trabalhos sempre no dia certo.

large2
We Heart It 

É sempre bom ter uma pausa, eu mesmo se não tiver uma acabo ficando louco, recentemente procurando pela internet eu achei um aplicativo que te ajuda a ser mais produtivo com o seu tempo. O nome dele é: Brain Focus Productivity Timer, mas vocês acham na App Store como Pomodoro, existem vários, mas é só você achar o que mais combina com o seu estudo. Esse aplicativo funciona da seguinte maneira: primeiro você estuda durante uns 25 minutos, quando o alarme tocar você recebe uma pausa de 5 minutos, e depois de 4 vezes estudando ele te dá uma pausa maior de 15 minutos. Nesse tempo de pausa procure fazer algo que te divirta e que não vai te distrair muito, evite ficar nas redes sociais, principalmente no Facebook, pois lá nunca são só 5 minutos 😛

checklist-check-list-shutterstock

E por fim, antecipação. Essa é uma coisa que você precisa ter, como eu disse acima, eu terminei meu trabalho uma semana depois dele ser peço, sendo que isso é para um mês depois, então eu tenho que dizer pra vocês não deixarem pra fazer de última hora porque isso realmente tira um peso das suas costas.

Então é isso gente, eu fiz esse post só para informar para vocês os métodos que eu segui para me manter organizado no ano passado, e também para me servir de alerta para as coisas que eu tenho a seguir. Abraços pra vocês. ❤  

Deixe um comentário

